Orgulho LGBTQIA+ o ano inteiro!
Junho é o Mês do Orgulho e da Diversidade, momento de se orgulhar, especialmente no dia 28 de junho, dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+! Também é o mês de celebrar a luta contra a discriminação e pressionar o poder público a garantir direitos de cidadania de gays, lésbicas, travestis e transexuais, mas nem sempre foi assim.
Há algumas décadas, era proibido que pessoas LGBTQIAPN+ se reunissem em locais públicos e semi-públicos em Nova York, EUA, e as relações homossexuais eram criminalizadas e estigmatizadas em grande medida. Sob o respaldo dessas convenções e interditações, era comum a violência de policiais contra as comunidades LGBTQIAPN+.
No dia 28 de junho de 1969, uma abordagem policial violenta no bar Stonewall Inn, na região de Greenwich Village, tentou prender 13 pessoas e despertou a revolta da comunidade local, que enfrentou os agentes e iniciou uma rebelião que ficou conhecida como a Rebelião de Stonewall.
Nos dias seguintes, uma série de mobilizações reuniu milhares de pessoas em diferentes pontos da cidade. Apesar de ter sido uma situação violenta, o incidente deu visibilidade à população LGBTQIAPN+.
Um ano depois, em memória ao episódio, uma multidão marchou do bar percorrendo aproximadamente 4,5 quilômetros até o Central Park, na que é considerada a primeira Parada Gay (Gay Pride Parade) dos Estados Unidos, consagrando assim o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, dando origem a um movimento popular nacional e de repercussão internacional.
No dia 28 de junho, muitos países comemoram o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, pessoas intersexo, assexuais, pansexuais, não-bináries e mais), uma data para celebrar vitórias históricas, mas também para relembrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Fonte: autoria - Gisele Souza via Agência Aids @agenciaaids